Siga a Houtrée nas redes sociais!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Alimentos fitness ou funcionais?! Aprenda a diferença!

Fitness ou funcional? As duas palavras são as mais recorrentes quando se fala de alimentação saudável hoje em dia, mas você sabe a diferença? A nutricionista Lívia Nogueira montou quatro receitas usando os ingredientes queridinhos do momento, como batata doce, óleo de coco, chia e linhaça para mostrar a diferença.


"Os alimentos funcionais, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte da dieta usual, agregam diversos benefícios à saúde. Já a alimentação fitness equilibra alimentos saudáveis com alguns ingredientes-chave, que ajudam a melhorar o desempenho durante as atividades físicas”, esclarece a nutricionista.

Como exemplo de alimentos funcionais, ela cita os cereais integrais, sementes, peixes e azeite de oliva. Já para compor o cardápio fitness, não podem faltar alimentos ricos em antioxidantes, proteínas -como frango e ovo- e carboidratos de baixo índice glicêmico, como a batata doce.

RECEITAS FITNESS

Bolinho de Frango com Batata Doce




Ingredientes
500g de batata doce
500g de filé de frango
1 ovo
2 colheres (sopa) de requeijão light
Gergelim
Temperos a gosto

Modo de preparo
Cozinhe a batata doce e esprema como purê. Acrescente o requeijão light e reserve. Tempere o filé de frango, cozinhe e desfie. Faça um refogadinho com cebola, ervas e sal. Molhe a mão com água e molde o bolinho com a massa da batata, recheie com o refogado de frango, passe o bolinho na gema e depois em gergelim. Coloque em uma forma untada com azeite e leve ao forno baixo por 20 minutos.

Batata doce assada com curry




Ingredientes
1 batata doce
1 fio de azeite de oliva
Curry em pó e sal a gosto

Modo de preparo
Descasque as batatas, cortando-as conforme sua preferência e tempere com curry em pó e sal a gosto. Regue com um fio de azeite. Leve ao forno e deixe assar até que as batatas estejam douradas. Sirva ainda quente com arroz integral.

RECEITAS FUNCIONAIS

Muffin de Framboesa



Ingredientes
300g de farinha integral
1 colher (chá) de fermento
80g de açúcar mascavo
50g de flocos de aveia
280 ml de leite desnatado
2 ovos
60g de azeite
200g de framboesas frescas
Aveia para polvilhar

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Mistura a farinha com o fermento, a aveia e o açúcar. Bata os ovos com o leite e o azeite. Faça um buraco no centro da farinha e misture os líquidos com as framboesas. Coloque 12 bases de muffins num tabuleiro e divida a mistura uniformemente. Polvilhe com aveia na superfície para acrescentar textura. Deixe cozinhar de 25 a 30 minutos.  Sirva ainda quente.

Sagu de chia com suco de uva




Ingredientes
100 ml de suco de uva integral sem adição de açúcar
2 colheres (sopa) de chia
1 cravo-da-índia

Modo de preparo
Coloque em um recipiente de vidro o suco de uva integral, a chia, o cravo-da-índia e mexa com uma colher. Deixe a mistura na geladeira por 24 horas. Nesse tempo, mexa algumas vezes para deixar a chia bem soltinha. Na hora de consumir, adicione framboesas ou morangos.

*Fonte: revista Marie Claire Brasil

Houtrée Cosmétiques
Visite o nosso site: www.houtree.com.br
Curta a nossa página: www.facebook.com/houtreecosmeticoshoutree
Fale conosco: comunicacao@houtree.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário