Siga a Houtrée nas redes sociais!!

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Nem glúten, nem lactose. Os fodmaps podem ser os culpados pela barriga inchada!

Nem glúten, nem lactose. Os fodmaps podem ser os culpados pela barriga inchada. Trata-se de uma nova categoria de alimentos que caiu na boca do povo como vilã do inchaço abdominal. Entenda:



FODMAP, OI?! EXPLICA ISSO!
É a (agora famosa) sigla em inglês pra alimentos com polióis, monissacarídeos, dissacarídeos e oligossacarídeos fermentáveis – “nomões” pra carboidratos de difícil digestão que podem provocar diarreia, inchaço, flatulência... “São sintomas mais frequentes em quem tem síndrome do intestino irritável, mas a diminuição dos fodmaps pode beneficiar pessoas que tenham ‘só’ inchaço ou diarreia, possível indício de desequilíbrio intestinal, comum nos dias de hoje”, diz a power nutri Patricia Davidson, do Rio.
          
QUAIS OS VILÕES, AFINAL?
É um programa alimentar difícil de engolir. Exclui frutas (maçã, pera, pêssego e manga são as mais vilãs), laticínios (leite de vaca ou cabra, iogurte, queijo), hortaliças (brócolis, couve, alho, cebola, feijão) e cereais (pães, biscoitos, cereais com xarope de milho). A retirada desses itens dura de 6 a 8 semanas, com avaliação dos sintomas – se for bacana pra você, já dá pra sacar na 1ª semana. O problema é que a dieta tira alimentos saudáveis e fica bem baixa em fibras... Ou seja: tem que ter acompanhamento de nutricionista.
              
E O QUE EU POSSO FAZER?
A gente entende o hype da dieta pobre em fodmaps lá na gringa: é que a retirada de tantos carboidratos de fato dá resultado rápido, desincha e emagrece. Mas isso não quer dizer que seja saudável! A recomendação da nutricionista Daniela Cyrulin, da Nutri & Consult, pra adaptar a ideia é cortar só alguns fodmaps. “O benefício maior vem quando tiramos xaropes (de frutose, de glucose, de milho), que engordam e causam doenças.” E vale diminuir a ingestão do que você nota que te incha, faz mal. Mas isso é óbvio...
             
UM PLANO B CONTRA O INCHAÇO
Primeiro, vamos lembrar o que “dá barriga”: comer muita fibra sem beber água direito; ingerir álcool pra caramba; se acabar no açúcar. Cortar esses maus hábitos é básico pra ficar com o abdome ok. Ideia extra da Patricia Davidson: tomar bastante chá de cavalinha e hibisco, que podem dar um upgrade na luta contra o inchaço. Quer mais? A Dani Cyrulin indica consumir chia hidratada – é só cobrir a chia com água e deixar descansar. “Vira tipo uma gelatina. Daí você come uma colherada em jejum todo dia, e o intestino fica ótimo”, ela garante.

*Fonte: revista Glamour

Houtrée Cosmétiques
Visite o nosso site: www.houtree.com.br
Curta a nossa página: www.facebook.com/houtreecosmeticoshoutree
Fale conosco: comunicacao@houtree.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário