Siga a Houtrée nas redes sociais!!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Cacheadas e lindas!

O movimento pró-cabelos naturais cresce na internet e ajuda meninas e mulheres a assumirem seus cabelos crespos e cacheados e a se amarem muito mais!

"Demorei 30 anos pra aceitar meu cabelo", conta Sabrinah Giampá, criadora do blog Cachos e Fatos e do Garagem dos Cachos, um salão especializado em cabelos crespos e cacheados. "Fui criada para acreditar que o cabelo crespo/cacheado era uma anomalia genética, é um preconceito que é passado de geração para geração", relembra.

Como ela, milhares de mulheres com cabelos cacheados passaram boa parte da vida alisando, fazendo escova e processos químicos pra ter um cabelo "bom", assim mesmo, entre muitas aspas. "Não existe cabelo ruim, e sim este preconceito enraizado que passa de geração pra geração", completa Sabrinah.

O cenário, no entanto, finalmente está mudando! Parte disso se deve ao surgimento de muitos blogs e fóruns de discussão pró-cachos, que não só compartilham dicas cruciais pras mulheres cuidarem de seus cabelos, como também histórias inspiradoras e incentivadoras de quem assumiu os fios naturais e viu sua vida mudar. "Não é só o cabelo que muda", explica Sabrinah, que vê diariamente em seu salão essa transformação. "A expressão do rosto muda, a postura... elas ficam autoconfiantes! E com autoconfiança você consegue tudo na vida, com a autoestima baixa é uma sucessão de fracassos". "Acompanhei a transformação de uma garota que a mãe alisava o cabelo desde os 3 anos, falando que era o pior da família", conta.

"Eu estava na internet e me deparei com uma matéria falando sobre cachos. Não lembro ao certo como foi, mas eu comecei a procurar mais exemplos e percebi que o meu cabelo natural era lindo, eu só não sabia valorizá-lo", conta Luciene Batalha, cacheada que hoje também tem um blog sobre o assunto. "Naquele momento eu decidi que queria os meus cachos de volta. Tinha feito relaxamento na semana anterior, então ou esperava crescer ou... cortava super curto", conta. "Cortei! Ninguém entendeu nada e me chamaram de louca e outras coisas mais, mas eu estava decidida e não me deixei abalar. Hoje vejo que assumir o meu cabelo natural foi a melhor decisão que eu tomei na vida".

O grande corte ou transição: 
Outra que passou por processo semelhante foi a Pamela Mayala. "As pessoas me perguntavam como era meu cabelo natural e eu nem sabia responder, porque fazia chapinha há muito tempo! Foi quando decidi parar".

Quando tomam essa decisão, há duas possibilidades. A transição ou o Big Chop (grande corte). Ambos têm seus prós e contras, mas depois é só alegria.

"Quando parei de usar a química, meu cabelo começou a cair, e ficava muito indefinido", conta Pamela. "Durante eu fui aprendendo truques, como o cronograma capilar e descobrindo produtos e processos para ajudar a melhorar, mas no final, acabei optando pelo big chop, porque a transição exigia uma paciência que eu não tinha no momento".

A transição, então, é o momento em que você para com todas as químicas e vai tratando seu cabelo enquanto ele cresce. Uma das técnicas utilizadas pelas garotas é a do cronograma capilar, em que elas alternam produtos de reconstrução, hidratação e nutrição nas lavagens, pra ajudar no processo de recuperação do cabelo. "É como se fosse uma agenda pra você cuidar do cabelo, e em cada semana você realiza uma "atividade" para cuidar do cachos, por exemplo, numa semana você faz três hidratações e uma nutrição, na segunda você faz duas hidratações e uma reconstrução, alternando os dias sempre e de acordo com a necessidade do seu fio", explica Pamela.

"O momento mais difícil é quando você ta com aquela raiz enorme e sem coragem de cortar, as pontas estão lisas... Dá vontade de largar tudo", conta Mayara Oliveira, outra feliz cacheada. "O que me ajudou foi ir trabalhando esse desapego pra ir cortando conforme eu me sentisse bem, e ir texturizando pra já começar a me adaptar", dá a dica.

Já o Big Chop é quando elas cortam toda o cabelo com química, de uma vez. " Nesse processo o cabelo muda bastante, modifica a forma, a textura, é muito interessante ver como o seu cacho é de verdade!", conta ela.

Sem ditadura: 
Mas ó, não pense que os cachos são todos iguais ou que você vai ter o cabelo exatamente igual ao da sua cantora ou blogger preferida! "Não adianta sair da ditadura da chapinha pra entrar na ditadura do cacho perfeito", alerta Luciene. "Cada cabelo é único e especial e lutar contra suas características próprias é perda de tempo", fala.

"Ame o seu cabelo do jeitinho que ele é e aprecie todos os momentos do processo de transição, do curtinho ao cabelão, pois cada momento tem o seu charme, e a aceitação  derruba todo e qualquer comentário pejorativo a respeito de você ou do seu cabelo! Você se sente mais forte pra enfrentar a sociedade preconceituosa e cheia de padrões, e o seu papel passa a ser o de desconstrutora desses padrões", incentiva ela.




O depois:

Mas e o mito de que é muuuito mais difícil cuidar do cabelo crespo? Pois bem, é só um mito!

Nos tais blogs e fóruns de discussão (Cacheadas em Transição, do Facebook, é top!) as meninas trocam dicas de cuidados e produtos, deixando a vida muito mais simples.

Separamos alguns dos truques que elas mais amam:

- Dormir com uma touquinha de cetim (dá pra mandar fazer), que ajuda com que o cacho acorde belo;

- Quando for cortar, prefira corte a seco!

- Não precisa lavar todo dia! Ao acordar, aplique um leave-in e vá mexendo com as mãos, puxando para cima, jogando pro lado, tudo pra "acordar" o cacho;

-  Pra fazer um black power incrível, use um pente "garfo";

- Se for usar difusor, atenção pra temperatura! Média, pois muito alta prejudica os fios;

- Sempre hidrate no banho, com uma máscara de tratamento, antes do condicionador. E se possível, seque os fios com uma toalha de algodão ou uma camiseta.

- As rotinas de cuidados low poo e no poo, com xampu sem sulfato, também ajuda a ter cachos ainda mais belos.

*Fonte: revista Glamour

Houtrée Cosmétiques
www.houtree.com.br
www.facebook.com/houtreecosmeticoshoutree
comunicacao@houtree.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário