Siga a Houtrée nas redes sociais!!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

O ABC da Hidratação



Chegou a hora de entendermos nossa estrutura capilar. Independente se você tem cabelos cacheados, ondulados, lisos, levemente encaracolados, crespos, tingidos, mechados, alongados, alisados, com permanente, oleosos, secos, mistos, ou sei-la-o-quê, seus fios são compostos por três partes.




1- Cutícula (a parte externa) – É a parte responsável pelo brilho, maciez e a proteção dos fios. É formada por um conjunto de placas (escamas) que são sobrepostas uma às outras. Sua composição básica é aminoácidos (ceramidas e ácidos graxos essenciais) e minerais.

Segundo o tricologista e presidente da SBEC (Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo), Valcinir Bedin, se a cutícula estiver íntegra e perfeita, o cabelo não vai se desidratar facilmente. “É na cutícula que as agressões químicas e do meio ambiente atuam. Quando ela está danificada, nota-se um cabelo sem vida, desidratado e até quebradiço”, diz o tricologista, que completa: “Por isso que os tratamentos capilares se concentram para atingir essa parte do fio”.

2- Medula (o centro) – A medula é a parte central do fio. Ela tem uma baixa densidade celular, sendo composta em sua maioria por células mortas e ocas. Segundo o tricologista Valcinir Bedin a medula influi muito pouco sobre o comportamento físico e químico da fibra e raramente é atingida.

3- Córtex (a verdadeira estrutura) – Esse é o responsável pelas características do cabelo, como elasticidade, resistência e a cor. “É ele que dá o formato ao fio”, completa o tricologista. Essa parte é formada por um conjunto de fibras unidas por uma alta concentração de queratina rica em enxofre e grãos de melanina. As intervenções químicas mais radicais, como coloração, alisamentos e ondulamentos, atuam principalmente nessa região, alterando a sua estrutura.

Por que o fio desidrata?

Quando as cutículas do cabelo, que protegem e permitem a passagem de água pelo seu comprimento, sofrem agressão, o cabelo fica com aspecto opaco e seco. Isso ocorre porque, de modo geral, a estrutura do fio é bastante frágil. Mesmo que você tenha fios grossos, sempre deve ficar atenta à maneira com que os trata. Muito cuidado, principalmente, quando estiverem molhados, pois é quando estão mais suscetíveis a quebra.

Diversos motivos, tais como o vento, o sol, o frio, o cloro, a água do mar, a chuva, a poluição, o atrito, o uso de prendedores, a má alimentação, o uso de determinados medicamentos, as variações hormonais, os processos químicos e o calor intenso do secador – falando uma linguagem clara – detonam o fio capilar por completo. Desse modo, a água e a maciez que ele perde não volta mais, a menos que nasçam novos fios ou que você trabalhe muito para recuperá-lo.

Como recuperar a aparência e a saúde dos fios com resultado eficaz e 100% garantido?

Essa é a pergunta chave da matéria. Por acaso você ao fazer uma hidratação no cabeleireiro já teve a sensação de que nada adiantou e de que seu rico dinheirinho foi jogado por água, ou melhor, creme a baixo?

Na hora seu cabelo fica o máximo. Também, né? A mocinha secou seu cabelo e passou mil produtos. Mas quando você mesma lavou e secou, a palha voltou a imperar na sua cabeça. Certo?

Querida, filia-se ao clube das madeixas desoladas. Quando o assunto é cabelo, 99,9% das mulheres estão, ou já estiveram na mesma.

Agora tudo mudou. Dêem as mãos. Contem até três. E repitam em voz alta: “Basta. Os dias de secura acabaram”. Mas não se empolgue, ainda estamos nos referindo única e exclusivamente aos cabelos, ok?

Segundo Valcinir Bedin, para hidratar os fios é necessário fazer um recondicionamento da cutícula, que é feita de queratina e que pode ser arrumada, mas não substituída. “É justamente por isso que existe a dificuldade em fazer os tratamentos durarem o tempo esperado”, explica o tricologista. A hidratação consiste, portanto, na impermeabilização da cutícula, para evitar a perda de água.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário